terça-feira, 1 de março de 2011

Rumores sobre Resident Evil 6 e o rumo que a série está tomando.

Já parou para pensar nas mudanças que ocorreram em Resident Evil? Quem é acostumado a jogar a série desde o seu primeiro capítulo sabe muito bem das mudanças que estou falando. Algumas foram boas e influenciaram bastante, cativando mais gamers e gerando mais fãs para a franquia; outros nem tanto, desestimulando os antigos jogadores e causando uma certa indignação.



É bem fácil entender o que está se passando, basta olhar um dos três primeiros games e comparar com o mais atual ( Resident Evil 5 ) e se você quiser ter uma decepção ainda maior, compare com Resident Evil 4, o game que desencadeou as mudanças mais grotescas da série.

A primeira grande e devastadora mudança foram os inimigos, de zumbis nojentos comedores de carne humana à pessoas infectadas por um parasita retirado de um fóssil. Tudo bem, falando desta forma não parece ter sido ruim, mas aí você começa a jogar e descobre uma coisa, o que raios isto tem a ver com os outros games? É disso que estou falando caro leitor, RE 4 saiu totalmente dos trilhos e modificou completamente a história do game. Para piorar tudo, um novo chefão foi desenvolvido, onde este não tem sequer uma única ligação com o contexto original do game.

Se você pensar bem, RE 4 seria um bom jogo ( sim, nada mais do que bom ) se fosse introduzido como uma história paralela da série, como RE outbreak e muitos outros ( que cá entre nós são bem melhores do que RE 4 ) mas os produtores preferiram deixar como a continuação da história original, mesmo não tendo absolutamente nada a ver com ela.


Mas espera aí, quer dizer que nada foi bem utilizado em RE 4? Não galera, também não é bem assim. Vale lembrar que RE 4 foi o primeiro a utilizar a nova mecânica de jogo e movimentação do personagem, o que melhorou bastante, as vezes era complicado visualizar inimigos e fugir deles usando a antiga jogabilidade. Além dos gráficos que melhoraram bastante também e as cutscenes controladas pelo jogador, essas coisas de fato deram um gás ao game.

Mesmo assim, nada impediu que RE 4 caisse nas graças dos fãs como o pior jogo da série ( lançado até o momento ) e a maior parte deste título deve-se ao fato de RE 4 ter fugido completamente do gênero Survival Horror, se tornando um game de ação completo, com inimigos armados até os dentes e sem nenhum tipo de susto, era bem previsivel e fácil de decifrar. Bastava andar, atirar, correr, subir e descer escadas.

Deixando o fiasco um pouco de lado, falamos então de Resident Evil 5. O primeiro RE dos consoles da atual geração, com gráficos bonitos e uma jogabilidade não muito alterada. Diga-se de passagem que foi um jogo até legal, mas isso porque personagens marcantes voltaram a aparecer e a história se voltou um pouco mais para armas biológicas e empresas farmacêuticas fajutas. Albert Wesker vs Chris Redfield, confronto épico que não terminou agradando os fãs, mas a morte de Wesker ainda não é uma certeza para a maioria.

Resident Evil 5 também se focou em uma coisa totalmente diferente do gênero survival horror, onde os sustos eram bem poucos e a ação era a todo o momento, além de é claro, esquecer mais uma vez de suas raízes. Mesmo assim ainda cativou bastante jogadores ( até mesmo a quem vos escreve ). Mas nada comparado ao bom e velho Resident Evil onde você ficava tenso a cada porta que abria, a cada escada que subia e gastava um bom tempo resolvendo Puzzles ( o que foi descartado nos dois últimos jogos ).



Feito este resumo sobre o rumo que a série está tomando, fomos alertados sobre mais um rumor que tem seus dois lados. O lado sonysta da história, que defende com unhas e dentes sobre a questão de RE 6 vir a ser exclusivo do PS3 por 6 meses como uma coisa ótima. E o lado caixista, que fica indignado e ofendendo a deus e o mundo ( Sony e Capcom ) dizendo que é uma injustiça e coisas mais. Eu prefiro defender o lado racional e fã enlouquecido da história, e afirmo que sim, RE 6 me afetará e muito sendo exclusivo do PS3 por este tempo. Mas nem por isso devemos criar consoles war e discutir por esse tipo de coisa, a Sony tem suas estratégias de mercado, a microsoft também, e não, sua opinião não é importante a ponto de influenciar nessas estratégias. Então você só está perdendo tempo, é triste, mas é a verdade.

Então apenas aguardem pela confirmação ( ou não ) deste rumor, e rezem bastante para que RE 6 realmente reinvente a série por completo, como vem sendo dito, e que essa mudança seja para melhor.

Para ficar ligado nas minhas postagens no blog, dar dicas, sugestões e afins me sigam no twitter: @Andrade360


Bom galera essa é a minha primeira postagem como redator oficial do blog, espero que gostem.

9 comentários:

Vitor disse...

Parabéns pela análise Mike, deu pra perceber que vc conhece bastante de Resident, mas na minha opnião apesar de o RE4 ter mudado muito a serie ele não deixa de ser um grande jogo, alias foi um dos jogos que mais joguei no PS2, já o RE5 este não me agradou muito não.

Unknown disse...

ótima matéria cara,parabéns!

Lfs22 disse...

Primeiramente seja bem vindo Mike!
Cara que texto é esse ,um das melhores avaliações do RE que eu ja vi.
Realmente resident evil mudou muito cara , espero que no re6 seja uma mistura dos belos graficos dos ultimos da serie e a jogabilidade e o genero das primeiras séries!

Como eu tenho um X360 espero que a Microsoft não deixe esse game escapar pelas mãos, rsrs

Davide disse...

Muito Bom! Resident Evil 4 foi um bom jogo, mas pra mim não foi um Survival Horror.

Unknown disse...

Seja muito bem vindo a PC e Consoles! Não jogo Resident Evil (Acho que sou um dos poucos), mas já li e vi muito sobre o jogo e posso dizer que é um bom jogo que está escapando do seu original intuito. O Resident Evil é uma mescla de lentidão, ação e sustos. O Resident Evil 5 ficou com muito mais ação que os seus antecessores, apesar disso acho que Dead Space 2 tem muito mais emoção e sustos durante o jogo que o Resident Evil 5. Pelo menos por vídeos e pelo pouco que já joguei desses jogos.


Ótima matéria!

Coloque imagens em HD na analise fica bem mais atraente para quem ler.

Washington - PC e Consoles disse...

O COMENTÁRIO ACIMA FOI FEITO POR MIM, só que pela conta do Orkut.

Mike Andrade disse...

Muito obrigado galera. Respeito a opinião de vocês e os comentários são de suma importância para que eu continue a melhorar.

Ah, não se esqueçam de me seguir no twitter. Sempre vou deixa-los cientes das minhas postagens por lá.

Anônimo disse...

cara axo q eu sou um dos unicos jogadores da serie (tdos os titulos) q nao se importou mto com as mudanças! continuo jogando e gostei do 5, apesar d sair do contexto, teve mtos lados positivos como o mercenaries e os golpes dos personagens sao mto legais tbm!! gostaria sim de jogar outro com zumbis e tal, mas nao me decepcionei nao com o novo rumo tomado, é claro q nao pode mudar mais q isso, se nao jah fik mto viagem!!

Anônimo disse...

kra os ultimos residents evils foram os melhores e muita gente ache que o re4 foi um dos mais assustadores.Quem quer puzzles? isso não tem nada a ver com susto;além do mais o proximo resident acho que vai ser no Brasil e poderia ser numa favela isolada do Rio onde os inimigos estariam armados com metralhadoras{sem dispensar as armas brancas}.os sustos estariam em encontrar inimigos de surpresa no terreno acidentado.e survival horror é uma mistura de ação e horrorA_Ç_Ã_O seus otarios